terça-feira, 4 de novembro de 2008

História da AMD

Bom dia amigos, vamos falar um pouco sobre a AMD, a sigla AMD significa Advanced Micro Devices, essa empresa foi fundada em 1969, curiosamente começou produzindo chips para a Intel hoje sua principal concorrente na produção de processadores para computadores, com algumas encomendas para serem entregas ela decidiu produzir seus próprios equipamentos e produtos.

Uma vantagem competitiva da AMD sempre foi preços, pois na época a Intel tinha um monopólio nas mãos. Ao passar do tempo a AMD lançou vários processadores como no anos de 1982 lançou o processador 286A com velocidades de 12Mhz e 16Mhz para época um grande avanço nos processadores.

Depois de vários processadores fabricados a AMD sempre estava atrás da Intel em quesito velocidade de Processamento, vendo seu mercado se fechar ela em 1995 lançou o processador 586 que na verdade nada mais era que um 486 adaptado para ser pouco mais veloz, mas todo essa trabalho não valeu muito a pena, pois o processador equivalente da intel era mais rápido e tinha sido lançado antes que o do AMD.

Com o fracasso dos 586, a AMD de certa forma cansada de ter produtos abaixo da qualidade de seu concorrente tomou uma importante decisão, criar sua própria estrutura de processador e em 1996 lançou o K5, onde o K foi originado da

palavra Kriptonita a mesma substância que na história do super-homem o derrotava. Mesmo sendo mais veloz que o 586, não ultrapassava os 116Mhz, o

que o deixava para trás em relação a Intel que atingia os 150Mhz.

Em 1997 uma empresa chamada Next-Gen estava interessada em vender seu projeto de um processador 6x86 e a AMD o comprou. Em seguida lançou a

partir do projeto do 6x86, o K6, porém com algumas melhorias.

A concorrência via a AMD crescer cada vez mais e a guerra entre as fabricantes de processadores estava finalmente declarada e com isso a AMD procurava uma saída desesperada para passar a frente da Intel, foi ai que em 1998 a AMD lançou o K6-2 para brigar com o Pentium MMX e o Pentium 2, já em 1999 lançou o K6-3 mantendo a disputa, agora com o Pentium 3.

O ano de 2000 a AMD da um importante avanço na sua linha de processadores, ela lança um processador com o nome de ATHLON (esse é famoso hehe) prometendo revolucionar o mercado de hardware e superar a concorrente Intel, com essa finalidade finalmente a AMD acertou e seu processador concorria de forma igual como nunca havia ocorrido antes, pois seu novo processador possuía

algumas vantagens em relação ao Intel e vice-versa. Porém o preço era mais baixo.

A AMD ainda hoje lança seus novos processadores fazendo tanto o usuário comum como grandes empresas a terem um certa duvida na hora de escolher os componentes dos seus computadores, levando em consideração que a Intel no Brasil é muito mais forte que a AMD.

A questão é para que você quer o computador, pois AMD é mais visado pelos amantes de jogos pesados ontem processadores tem uma ótima funcionalidade.

Nenhum comentário:

Notícias sobre Tecnologia